Bem-vindo(a)!
Você está como visitante, faça seu login no site.
0

ARTIGOS DIVERSOS



 
 
 

Como foi a Elaboração do livro Desejado - Marian Davis

Fiz uma pesquisa no CD "The Complete Published Writings of Ellen G. White (Shadow) Copyright 2008" que comprei no SELS Americano por volta do ano 2005. Pesquisei pela frase: "Marian Davis". Os resultados estão em ordem cronológica, desde o ano de 1887 até o ano de 1899. São evidentes as afirmações no CD que essa moça teve participação muito ativa no livro DTN, e no Parábolas de Jesus e outros. O interessante é que ela era cunhada da esposa do Dr. Kelogs, o autor do livro O Templo Vivo, que a irmã white definiu como sendo o 'Alfa da Apostasia'.

 

Após isso pesquisei na Internet, e encontrei um link de uma pesquisa feita por um adventista americano, que contem muita informação desconhecida para a grande maioria dos adventistas do sétimo dia. O texto aparece primeiro no inglês como está no link, e a seguir traduzido pelo Google Tradutor. Nessa pesquisa fica evidente que os pastores Williamm Prescott e Leroy Froom, ambos trinitárianos declarados, assessoraram Marian Davis em todo o livro, e que alguns capítulos foram escritos totalmente por ela. Essa secretária antes de ser adventista veio da igreja Batista, e os 2 pastores tambem, e sabemos que até hoje essa denominação defende a trindade igual a ICAR e a IASD.

 

Todos os outros livros escritos pela irmã White, se harmonizam completamente entre si. Não há nenhuma discrepância entre eles. Deus o Pai teve um filho na eternidade, que é Jesus, e o espírito de Deus não é uma pessoa separada do Pai e do Filho. Mas O Desejado e o Evangelismo, como tiveram a ajuda de outras pessoas na edição deles, estão fora da harmonia e da verdade presente. Os conselhos dela estão logo abaixo, e temos que segui-los para chegar ao reino dos céus!

 

“Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas.”  – O Grande Conflito, pág. 594/596.

“Estou de pleno acordo convosco quando apresentais a Bíblia, e a Bíblia tão somente, como fundamento de nossa fé.”  – Mensagens Escolhidas. Vol. II, pág.85.

“Se os Testemunhos não falarem de acordo com a palavra de Deus rejeitai-os, Cristo e Belial não se unem.” – Testemunhos para Igreja, vol. 5, pág. 691 - Mensagens Escolhidas, Vol. 3, pág. 32.

“Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados.” – Mensagens Escolhidas, Vol. III, pág. 29.

 

Seu irmão em Cristo, Silas Jakel.

 
 
 

Como foi a Elaboração do livro O Desejado de Todas as Nações - William W. Prescott

Todos os livros escritos pela irmã White até a impressão do D.T.N. mantem uma unidade de pensamento, em relação ao Pai e ao Filho, e a todas as demais doutrinas. Após ela ser deportada para a Austrália por volta de 1890, ela fica quase 10 anos lá, e neste intervalo o DTN é impresso nos EUA. O pastor William W. Prescott Prescott trabalhou muito proximamente com Marion Davis (sua secretária), na preparação dos manuscritos de O Desejado de Todas as Nações para publicação. Sugeriu temas e idéias e atuou como autoridade final na análise para a publicação de certos trechos, sem qualquer supervisão da Sra. White.

 

A apresentação de Cristo como o grande "EU SOU"; a ênfase na eternidade de Sua existência, usando freqüentemente a expressão "o Eterno Filho"; e a conexão do nome "EU SOU" de Êxodo 3:14 com João 8:58, aceita por muitos cristãos, mas acrescida de todos os outros "eu sou" do Evangelho ("Eu sou o Pão da Vida", "Eu sou a Luz do Mundo", "Eu sou a porta das ovelhas", etc), ricos de lições espirituais, mas usados apenas como introdução a uma metáfora; todos incluídos no livro O Desejado, são também obra sua.

 

Após a morte de Ellen G. White, W. W. Prescott foi um dos que conduziram a Igreja Adventista a rapidamente adotar a doutrina da Trindade. O pastor Alberto Timm me disse por volta do ano 2002 que o livro DTN foi o divisor de águas da IASD, que segundo ele após a irmã White 'ecrever' esse livro, a IASD passou a ser trinitariana. Leia porque são muitos detalhes nesse documento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Montando as Peças do Quebra-Cabeça - Contextualizando as Declarações da Sra. Ellen Gould White - Parte 1.

      "Considero as declarações da Sra. Ellen Gould White como várias peças de um quebra-cabeça que precisam ser encaixadas corretamente para que consigamos observar a imagem completa formada por elas. Muitos adventistas do sétimo dia, infelizmente, não estão montando o quebra-cabeça da forma correta, pois muitos irmãos, na maioria dos casos, não conhecem várias peças do quebra-cabeça e pensam que podem montar a imagem final com poucas peças e outros, infelizmente, conhecem todas as peças mas preferem montar apenas uma parte do quebra-cabeça e ensinam aos outros que aquela parte montada é a imagem completa.

Não estamos aqui para julgar as intenções dessas pessoas, pois estamos interessados em contextualizar as declarações da Sra. White que são tiradas do contexto geral por muitos adventistas do sétimo dia. Na parte 1 desse trabalho foram analisados os seguintes tópicos:

 

                    1.     O Espírito Santo é a Natureza Divina do Pai e do Filho.

                     2.     “As Três Agências Distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo” 

                     3.     “Cristo, nosso Mediador, e o Espírito Santo” 

 

Convidamos a todos a analisarem as declarações que serão mostradas no estudo. Tenho certeza que os irmãos e as irmãs que são sinceros e que possuem amor pela verdade irão gostar muito do estudo. Deus abençoe a todos!"  Artigo enviado pelo irmão Carlos Rosa.

 
 
 

Os pastores adventistas estão utilizando o Manuscrito 139 para dizer que a irmã White ensinou que vamos adorar o Pai, o Filho e o Espírito Santo na Nova Terra. Será mesmo verdade?

"Muitos pastores adventistas do sétimo dia estão utilizando uma declaração do Manuscrito 139 de 1906 para afirmar que Ellen White ensinou que os salvos adorarão o Espírito Santo na Nova Terra. Tal manuscrito foi produzido por um taquígrafo que estava ouvindo o sermão da Sra. White. É muito provável que Ellen White nunca disse que o Espírito Santo seria adorado na Nova Terra e que o taquígrafo tenha se enganado quando escreveu essas palavras, pois no livro Atos dos Apóstolos, obra revisada e publicada pela Sra. White em 1911, ela escreveu uma declaração muito parecida com aquela do Manuscrito 139, mas ensinou a adoração ao Pai e ao Filho, o que nos leva a entender que em 1906, a Sra. White disse as seguintes palavras:

 

'E então as harpas douradas são tocadas, e a música flui por toda a hoste celestial, e eles se prostram e adoram o Pai e o Filho.'

 

É muito provável que o taquígrafo tenha se enganado e tenha escrito 'e eles se prostram e adoram o Pai e o Filho e o Espírito Santo."

 

Sigamos o conselho da Sra. White para conhecer e entender o que o Senhor revelou por meio dela:

 

"A todos os que sentem desejo pela verdade, eu gostaria de dizer: Não dêem crédito a relatórios não-autorizados sobre o que a irmã White fez, disse ou escreveu. Se desejam saber o que o Senhor revelou por meio dela, leiam suas publicações. Há alguns pontos de interesse concernentes aos quais ela não escreveu; não apanhem avidamente e veiculem rumores sobre o que ela disse." {Ellen Gould White. Livro: Testemunhos Para a Igreja. Volume 5. Página 696}

 

O Manuscrito 139 é um manuscrito que apareceu recentemente e que nunca foi publicado pela Sra. White. A irmã White pode ter usado esse manuscrito para escrever certas palavras do livro Atos dos Apóstolos, mas observe que ela não mencionou as palavras "e eles se prostram e adoram o Pai e o Filho e o Espírito Santo" no livro Atos dos Apóstolos, pois ela não concordou com tais palavras, o que é uma grande evidência de que o taquígrafo cometeu um erro nas suas anotações."

Artigo enviado pelo irmão Carlos Rosa.