“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11.
"Cada lugar e cada pessoa onde o evangelho atinge tem sua história, algumas comuns, mas esta é excepcional. Em janeiro deste ano (2025) estando eu no campo em Manica, recebi telefonema de alguém que se identificou por Ezequiel Jeremias adventista do sétimo dia, do distrito de Buzi na província de Sofala, o qual disse que recebera o meu contacto por intermédio do irmão Jeandro Souza do Brasil, porque vem investigando a verdade já a bastante tempo. A partir daquele dia, começamos a trocar conversas sobre vários temas da Bíblia. Prometi que enviaria material quando regressasse para casa, e assim o fiz no mês seguinte.
Este irmão começou a partilhar a verdade presente majoritariamente com seus irmãos da fé, o que despertou atenção e solicitação imediata da ação do pastor local.
Reunido pelo Pastor da Área.
O pastor convidou o irmão para lhe ouvir, depois da conversa, ofereceu-lhe um livro com o título "A TRINDADE". Apesar de irmão saber que a doutrina da Trindade é uma heresia, pois sua minuciosa e silenciosa investigação era de longa data, humilhou-se e leu o livro, tendo constatado que os versos indicados para a base da tese não conduziam a uma certeza. Regressou ao pastor e lhe disse que não enxergava do mesmo jeito como o pastor o fazia.
Trabalho Sigiloso.
A membresia foi alertada para ficar de olho, mas o irmão trabalhava silenciosamente até que sua própria mãe e outro irmão de nome Isaías aceitou a mensagem como "verdade presente para a igreja de Laodicéia".
Reunião dos anciãos para Decisão Final.
No mês de Junho o clero da IASD anunciou a reunião para ouvir o idoso Ezequiel, e ele defendeu a sua fé baseada nas santas Escrituras, como de costume. Apelando-se às normas da igreja ele foi excluído.
Depois de sua exclusão, ligou-me com alegria relatando a ocorrência, e programei uma visita. E ele disse-me que na visita deveria incluir o batismo de três irmãos: ele (Ezequiel), a mãe e irmão Isaías.
Histórico de sua Conversão.
Nasceu na família que professava a fé pentecostal, vulgos "maZiones" (que traduzido seria "os de Sião"). Em 1986 apareceu certo homem das Testemunhas de Jeová vindo do Zimbabwe (país vizinho) para evangelizar na comunidade, e chegando à casa do pai do irmão Ezequiel sua mensagem foi recebida e deu estudos bíblicos. Este despediu de regresso a Zimbabwe e prometeu voltar depois, para estabelecer uma igreja e construir templo, e que durante o intervalo de tempo de sua ausência a "casa do irmão Ezequiel poderia ir a igreja adventista do sétimo dia que havia naquela região, pois havia semelhança doutrinária, exceto as doutrinas sobre a santificação do sábado, separação dos alimentos e a crença na doutrina da Trindade que os adventistas ensinam" disse o homem, e foi, e nunca mais voltou.
Juntando-se ao Adventismo.
Obedecida a voz do missionário das testemunhas de Jeová, a casa do irmão Ezequiel juntou-se igreja adventista do sétimo dia, e começou a receber estudos bíblicos para o batismo, mas em especial o irmão Ezequiel ainda memorizava a advertência do evangelista das testemunhas de Jeová sobre as "heresias" que a IASD ensinava. Na mesma altura o irmão Ezequiel foi lhe oferecido o livro "Preparação para a Crise Final", cujo primeiro capítulo do mesmo diz "haverá um movimento da Reforma dentro da Igreja", o que despertou curiosidade nele, e interrogava-se como dentro da igreja verdadeira haveria um movimento da Reforma? E ao estudar sobre a Trindade, quis saber sobre o embasamento bíblico da mesma, o que não teve, daí pensou que esta poderia ser uma das causas para surgir o movimento da Reforma na igreja.
Adventistas do Movimento da Reforma chegam a sua casa.
Em 2000 apareceram os missionários da IASD MOVIMENTO da Reforma, e pediram para estudarem juntos com ele, e este sedente da verdade aceitou, mas antes de tanto avançar pediu "os pontos de sua fé". Ao lhe darem descobriu que também acreditavam na doutrina da Trindade, o que rejeitou logo, e não quis mais estudar.
O Começo de Uma Trajetória Individual pela Busca da Verdade.
Em 2004 com o uso da tecnologia, começou a navegar na Internet, assistindo vídeos, e lendo artigos sobre a doutrina da Trindade, apanhou os vídeos gravados por irmãos Vagner Macson e Chalegre Filho, com os títulos a "Trindade a luz da Bíblia, quem são os verdadeiros Adventistas do Sétimo Dia", foi o suficiente para tudo quanto ele buscava.
Buscando um Movimento por se Afiliar.
Parece ter sido fácil descobrir a verdade, mas esta seria mais uma jornada que lhe custou anos. Teve contacto com dirigentes de muitos grupos desde" Quatro Anjos, ASD-Remanescentes, Bereanos, Históricos, etc,. Todos esses saíram da IASD-nova organização. Em cada um deles o irmão Ezequiel pedia os princípios fundamentais, visto que todos eles exigiam os princípios fundamentais dos pioneiros, a pergunte não faltava quando conversava com cada um dos representantes era: porque não estão juntos, e a razão era explicada de forma que o irmão Ezequiel ia vendo uma luz no fundo do túnel. Ao peneirar, ficaram dois movimentos que mais ele tinha contacto: Asd-Remanescente e Históricos. Perguntou ao líder do ASD-Remanescente sobre a razão da diferença, ao que este disse que não havia muita diferença e que aparente diferença, são ministérios paralelos, entretanto os Históricos apertam um pouco o assunto do matrimónio quanto a sua vitalidade, enquanto "nós baseando-nos em Mateus 19:9 permitimos o segundo casamento na cláusula excepcional por adultério", ao que irmão Ezequiel concluiu que há diferença não é tão aparente.
Concretização da Viagem para o Batismo.
Quando os dirigentes da IASD - NOVA ORGANIZAÇÃO descobriram que os irmãos Ezequiel e Isaías haviam tomado a decisão definitiva de sair da organização, após sua exclusão, começaram a instigar as esposas e filhos desses irmãos para não continuar a seguir a decisão das cabeças dos lares o que pensavam que seria a forma de criar barreiras e fim de os irmãos esmorecerem. O que foi inútil. Na sexta-feira, dia 11 de Julho, tomei a viagem para Buzi, a casa do irmão Ezequiel, e como de costume, sempre que vou à uma comunidade do campo, tenho levado se haver um irmão falante da língua local para facilitar a comunicação (tradução), assim, solicitei o irmão Samuel.
Chegamos quase ao pôr-do-sol, dirigimos uma meditação sobre o "verdadeiro sentido da sacudidura", no sábado de manhã tivemos as palestras sobre a "divindade: o Pai e o Filho" e analisamos os textos para se defender a individualidade do espírito santo como pessoa separada do "Pai e do Filho", e terminamos com o tema do batismo. Tivemos intervalo para almoçar, e as 14 horas fomos ao tanque improvisado para o batismo, porque a zona tem falta de água.
Depois do batismo voltamos aos estudos, onde meditamos no capítulo 37 do livro "A grande Controvérsia - As Escrituras, nossa única salvaguarda". Depois do pôr-do-sol, participamos da "ceia do Senhor".
A visita dos Fariseus (Contra Dizentes).
Antes de terminarmos a ceia, apareceram três homens idosos (dos 55-60 anos de idade) bem vestidos, o que indicava que vinham do culto, eram adventistas, um deles pertencem ao movimento da Reforma, que apenas se juntaram para perturbar a mente dos recém-nascidos. Depois de se identificarem para nós hospedes, já eram conhecidos dos donos da casa, e disseram que seu propósito era ouvir dos hóspedes o que traziam de novidade. O irmão Samuel, sendo do mesmo dialeto falava com eles, e chegaram a pedir um encontro na manhã de estudo domingo, o que o irmão Samuel disse que não teríamos tempo, pois deveríamos sair nas primeiras horas do dia, mas ouvindo eu, disse: "vamos ponderar", pensei que se nós saíssemos sem lhes ouvir, assim como eles nos ouvirem, ficarem atacar p pequeno grupo alegando que nem seus "dirigentes" ousaram ouvir-lhes.
Reunindo com os Dirigentes do Movimento da Reforma.
Antes de eles chegarem, o irmão nos informou que aqueles homens estudaram com eles, mas são resistentes, e nos mostrou xeros dos materiais que ele usou para pesquisas desde 2004, são volumes de volumes..., por volta das 8 horas chegaram os três homens idosos da Reforma. Iniciamos os debates, sempre com pretensão de nos apegar em algum assunto, mas não sabiam que o dono da obra disse que daria a boca quando seus ministros fossem até aos magistrados..., não houve nada de novidade além de eles acharem que a mensagem de saúde é o último movimento da Reforma. A conversa foi longa, perguntei se eles eram reformistas, e a razão de se reformarem, e eles disseram estão a reformar porque a IASD caiu, perguntei de novo em que a igreja caiu, ficaram atônitos, como estivessem despreparados. Eu citei o texto da Mensagem Escolhidas Vol. 1, "Alicerces da Nossa Fé", onde a mensageira do Senhor disse que era a vontade de Satanás reformar a IASD e se tal acontecesse "nossa religião seria mudada". Dei resposta para eles que não deveria haveria reforma verdadeira antes que houvesse apostasia verdadeira, eles concordaram, daí mostrei-lhes os princípios fundamentais dos quais a irmã White refere, disse-lhes mostrando as crenças da "nova organização", o que pareceu novo para eles. Daí perguntei, a vossa Reforma é para qual direção? Ficaram sem resposta. Disse eu citando texto, "a verdadeira reforma começa dos fundamentos e o resto vai seguir, e quanto a reforma de saúde quanto ao consumo da carne, a irmã White aconselha que o consumo de carne não pode ser prova de comunhão aos que desejam se juntar a fé adventista, mas que os dirigentes: pastores, instrutores da Bíblia, deveriam serem exemplares".
Os três homens mostraram-se despreparados, dizendo que tinham livros da sra. White que defendem a Trindade e haviam deixado em casa, eu disse por que deveríamos estudar um assunto de cada vez, daí disseram que não tinham tempo e mostravam-se com semblantes desconfortáveis por não terem conseguido seus intentos. Foram embora, e na segunda feira despedimos de regresso para nossas casas.
Nossa oração é que os irmão Ezequiel, Isaías, e a anciã (mãe do irmão Ezequiel), possam estar firmes na fé uma vez dada aos santos."
Relato do irmão Amour António Chivale.